domingo, 18 de novembro de 2012

A mensagem


Mensagem, Fernando Pessoa



Mensagem foi o único livro publicado em vida de Fernando Pessoa, em 1934. É um poema de carácter épico-lírico. Lírico, porque expressa os sentimentos do "Eu" que faz análise introspectivo retrata a sua alma e épico porque se exaltam os heróis grandiosos de um povo.
Mensagem é um poema saudosista  porque nos poema perpassa um tom nostálgico e sebastianista porque o poeta exprime o seu ideal sebastianista, patriótico e regenerador.
Mensagem é dividida em 3 partes: Brasão, Mar Português e O encoberto.
"Brasão": Constituído por 19 poemas. Fundação da nacionalidade, desfile de heróis lendários ou históricos, desde Ulisses a D. Afonso Henriques, D. Dinis ou D. Sebastiao.
"Mar Português":  Constituído por 12 poemas. Apresenta poesias inspiradas na ânsia do Desconhecido e no esforço heróico da luta com o Mar. É nesta parte que o poeta salienta a grandeza do sonho convertido em acção, unificando o acto humano e o Destino traçado por Deus.
"O encoberto":  Constituido por 13 poemas. Morte das energias de Portugal simbolizada no “nevoeiro”; afirmação do sebastianismo representado na figura do “Encoberto”; apelo e ânsia messiânica da construção do Quinto Império

Sem comentários:

Enviar um comentário